top of page
IMG_9938.jpg
LOGO branco just yoga .png

Retiro de Yoga 

2 a 5 de outubro de 2026

Corpo - Casa

Yoga . meditação .  respiração .
dança . Escuta somática . 
SURF . Silêncio . caminhadas Natureza . Alimentação CONSCIENTE

4 dias de retiro

Corpo-Casa é uma jornada de regresso ao corpo como lugar de presença, memória e sabedoria. Através do Yoga, da Escuta Somática, da Respiração, da Meditação e da Dança, exploraremos as crenças, emoções e padrões que habitam em nós. O Silêncio, a Natureza, a Alimentação Consciente e o Surf serão aliados neste processo de reconexão, convidando-nos a abrandar, escutar e regressar à nossa essência.

Este retiro Corpo-Casa acontece ao longo de 4 dias num lugar que nos convida, desde o primeiro momento, a abrandar e a sentir-nos acolhidos. A Iva recebe-nos com a sua presença genuína, simplicidade e carinho, criando um ambiente onde é fácil relaxar, confiar e simplesmente ser. 

 

A alimentar esta experiência estará também a Ana Ribeiro, que nos irá surpreender com refeições preparadas com consciência, cuidado e criatividade. Pratos saborosos, coloridos e alinhados com os ritmos da estação, que nos convidam a nutrir o corpo de forma plena e consciente.

Quando nos sentimos verdadeiramente em casa, torna-se mais fácil regressar a casa dentro de nós. É neste ambiente de acolhimento, natureza e presença que iremos explorar o tema Corpo-Casa, escutando o corpo, reconhecendo os padrões e crenças que nele habitam e reencontrando a nossa essência.

Programa

_edited.jpg

Yoga e Meditação

As práticas de Yoga serão orientadas pela Marta, dentro da tradição do Yoga e incluem Pranayama, Âsana, Meditação e Yoga Nidrā. 
Não precisas de ter experiência na prática de Yoga.
Todas as pessoas são bem vindas!

 

Durante o retiro, teremos uma aula de surf na Praia de Matosinhos, um convite a explorar a ligação ao corpo, ao mar e ao momento presente de forma leve e divertida.

A deslocação será realizada em carrinhas disponibilizadas pela organização.

Amigas de surf

SURF

Escuta Somática

Através de práticas de silêncio, do movimento consciente, da dança, da respiração e da atenção plena, a escuta somática convida-nos a desenvolver uma maior consciência corporal, permitindo identificar crenças, hábitos e respostas automáticas que ficaram registados no corpo ao longo da vida.
A escuta somática é a prática de dirigir a atenção para as sensações e sinais do corpo, observando-o como uma fonte de informação e sabedoria.
Movimento da areia da praia

Caminhadas na Natureza

As caminhadas pelos trilhos da natureza são um convite a abrandar, respirar e despertar os sentidos. Em contacto com a paisagem outonal, exploraremos o caminhar consciente como uma prática de presença, conexão e escuta, permitindo que a natureza nos acompanhe neste regresso ao Corpo-Casa.

Caminho de Pedra na Floresta

Alimentação Natural

A Ana Ribeiro (Bakewell), vai preparar a nossa alimentação durante estes 4 dias. Com todo o cuidado e carinho, vai confecionar uma alimentação vegetariana, natural e consciente.

Saladeira colorida
Âncora 1
IMG_20240625_133217.jpg

Marta 

ESTÚDIO JUST YOGA
Dinamizadora do Retiro

Professora de Yoga

foto rosto_edited.jpg

Ana Ribeiro

BAKEWELL

Amante da cozinha saudável e nutritiva

WhatsApp Image 2025-02-19 at 12.57.15.jpeg

Iva 

SOLAR EGAS MONIZ

Praticante de Yoga

Abre-nos as portas do Solar!

ONDE?


Em Penafiel

Design sem nome (5).png

A nossa equipa

O Solar Egas Moniz é uma Casa de Charme do século XIX, localizada na Vila de Paço de Sousa, a 10 minutos da cidade de Penafiel. Tem disponível 10 suites, um interior requintado e acolhedor e um espaço exterior maravilhoso, com piscina e jardins.
O Solar Egas Moniz é o resultado de um sonho de uma família do Norte de Portugal, a família Vinha, que o convida a partir numa viagem que exalta a plenitude do ser... Aqui procura-se viver com enfoque no slow living, na quietude, nos afetos, com o máximo de respeito pela Natureza. 
O lugar ideal para o nosso retiro! Estamos em casa!

 

Ao longo destes dias, exploraremos o tema Corpo Casa, reconhecendo o corpo como o lugar onde habitamos e onde ficam inscritas as nossas vivências, crenças e padrões. Através da prática, da observação e da presença consciente, criaremos espaço para escutar o que o corpo tem para revelar, acolher o que emerge e cultivar uma relação mais íntima e autêntica connosco próprios.

Um convite a regressar a casa, a ti, à tua essência e à sabedoria que já habita em ti.

IMG_20240622_120820_988.jpg


Valor total 4 dias de retiro:

520€ - quarto duplo (partilhado)
650€ - quarto single (não partilhado)


O Solar Egas Moniz tem 10 suites distribuídas por:
6 quartos duplos com cama de casal + wc privado
4 quartos com 2 camas twin separadas + wc privado

O que inclui:

  • 3 noites de estadia

  • Todas as atividades do programa  

  • Alimentação Vegetariana

       3 pequenos almoços, 3 almoços e 3 jantares  

  • Material para as práticas de Yoga (Tapete de yoga, bloco, cinto, manta)

  • Material para o Surf (Prancha e fato).

  • Deslocamento para a praia (Aula de surf)

IMG_20240622_120821_094.jpg

Estou interessado(a)!

 

Mais informações

Grata pelo teu interesse :)

Marta Monteiro

Facilitadora das práticas do retiro

O Yoga surgiu no meu caminho como uma resposta à necessidade de encontrar equilíbrio entre o movimento, as emoções e a mente. Desde cedo, a curiosidade pelo corpo, pela expressão através da dança e pelos processos de autoconhecimento, conduziu-me por diferentes experiências e aprendizagens, que moldaram a minha forma de estar na vida.

Hoje, como praticante e professora, continuo a aprofundar este percurso com dedicação, humildade e entusiasmo. É dessa vivência que nasce a vontade de partilhar com os outros.

F8CCEAC2-AAC0-40B0-AE74-D674361EF4A6.jpeg
bakewell.jpg

Ana Margarida

Alimentação e momentos de refeição no retiro

Sou licenciada em Psicologia mas cedo percebi que o meu coração não passava só por aí:

Comecei como cake designer com foco no natural e orgânico até que tirei entre outros o Curso de Cozinha e Pastelaria vegetal na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto onde tive a constatação de que eu sou mais feliz a cozinhar. 

A minha formação passa também por várias Terapias Holísticas e por isso coloco toda a minha energia, o meu amor e dedicação na minha comida, em tudo o que faço e isso reflete-se no que sirvo! 

Tudo é um reflexo da minha própria alimentação e adoro criar pratos saudáveis e nutritivos que resultam em mesas coloridas e vibrantes. 

Sou uma entusiasta, adoro aprender, fazer experiências e criar novos pratos e magia na cozinha. Aqui é realmente o meu “happy place”.

Iva Vinha

Anfitriã do Solar Egas Moniz, Penafiel

A Iva é uma apaixonada por diferentes culturas/viagens; fotografia; música; natureza/animais e Yoga!
Tem licenciatura e mestrado em Gestão e Planeamento em Turismo pela Univ. Aveiro; já participou em diferentes projetos na área do turismo de norte a sul de Portugal e em Espanha; lecionou disciplinas na área do Turismo em Escolas Profissionais e na Univ. Aveiro; é partner da We Love Small Hotels, e desde há 12 anos, é uma das fundadoras do Solar Egas Moniz – Charming House & Local Experiences, um projeto de família, que ano após ano, acolhe com a Alma Portuguesa turistas de todos os cantos do mundo! Há 8 anos descobriu o Yoga com a Marta Monteiro, no Estúdio Just Yoga, e desde aí, nunca mais parou de praticar e estudar Yoga... O seu caminho pelo Yoga tem sido pautado por mais consciência, equilíbrio e paz interior. Como eterna buscadora que é, decidiu fazer várias formações de Yoga: Yoga para adultos; para crianças (Holi Yoga Kids); para bebés e ainda, Yoga em contextos de Stress e Burnout. Apaixonada pelos animais, enveredou em mais uma aventura ao fazer uma Especialização Avançada em Terapias Assistidas por Animais: Cães e Cavalos. A Iva recebe de braços abertos, faz-nos sentir em Casa e convida-nos a partir numa viagem que exalta a plenitude do Ser, com enfoque no slow living, na simplicidade e nos afetos...

WhatsApp Image 2025-02-19 at 12.57.15.jpeg
bottom of page